O reembolso do IRS aos contribuintes afetados pelo problema informático que impediu que este pagamento fosse feito por transferência bancária irão receber o respetivo cheque durante esta semana.
Um erro informático na leitura e processamento dos pagamentos do reembolsos na Agência de Gestão de Tesouraria da Dívida Pública – IGCP impediu que o dinheiro entrasse na conta dos contribuintes por transferência bancária.
Alertada para esta situação que terá afetado cerca de 10 mil pessoas, a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais optou por efetuar os pagamentos por cheque. Esta solução foi adoptada por permitir um reembolso mais rápido do que a repetição da ordem informática de pagamento através de transferência bancária.
Estes primeiros reembolsos abrangem os contribuintes que entregaram a declaração de IRS por via eletrónica no início deste mês, já que, como habitualmente foi dada prioridade à devolução do imposto pago a mais em 2013, a quem optou pelo acerto de contas pela Internet.
O prazo para a entrega das declarações dos rendimentos de pensões e de trabalho dependente termina hoje, dia em que o Portal das Finanças deverá ter de rececionar cerca de 400 mil declarações. Hoje, termina também o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI.
Fonte: DinheiroVivo